COMO AUMENTAR A POTÊNCIA DO SEU CARRO?

COMO AUMENTAR A POTÊNCIA DO SEU CARRO?

As fabricantes de automóveis geralmente se mostram mais dispostas a melhorar a eficiência em gasto de combustível do carro e a manter os custos de manutenção reduzidos, e não em maximizar o desempenho dele. No entanto, se você quiser liberar todo o potencial de seu veículo, pode recorrer a algumas maneiras de se aumentar a sua potência, maximizando o desempenho e a velocidade. Para mais informações, vá ao passo 1.

1
Melhorando o desempenho

  1. 1
    Reduza o peso do carro. Uma das coisas mais fáceis e imediatas que se pode fazer para aumentar a potência do seu veículo é deixá-lo o mais leve possível, dando menos trabalho para cada cavalo-vapor. Para obter o máximo de performance, tire todo aquele entulho desnecessário do carro e também todos os opcionais que possam atrapalhar o rendimento.
  2. 2
    Substitua o escapamento por um de fluxo livre. Essa troca pode causar um aumento de potência de 5 a 10 cavalos-vapor em veículos com motores aspirados. Aqueles que têm um turbocompressor adicional, por sua vez, podem ter um ganho muito maior.
    • Uma crença muito difundida afirma que tubos grandes diminuem a pressão e, por conseguinte, também o torque e a potência. Na verdade, no que toca à admissão, à tubulação principal e à expulsão, a maioria dos motores funciona melhor com os escapamentos que apresentam o fluxo mais livre.
  3. 3
    Use tubulações experimentais. Durante a compra, procure por alternativas "reduzidas", que são por vezes também chamadas de "tubos de teste". Esses sistemas vão do conversor catalítico até o escapamento, aumentando assim a potência. O kit de instalação geralmente custa centenas de reais, mas é possível economizar fazendo pesquisas de mercado ou fabricando-o por conta própria.
    • Meça o diâmetro do tubo que sai do seu conversor catalítico e troque-o por um tubo de expulsão maior. Você pode pagar pela instalação em uma oficina mecânica ou até mesmo fazê-la por conta própria, cortando o escapamento antigo e deixando um pedaço de alguns centímetros para fazer a solda. Se for optar pela segunda alternativa, posicione o novo escapamento e solde-o ou prenda-o no pedaço deixado. Recoloque os suspensores que você removeu.
  4. 4
    Troque o seu filtro de ar por um que tenha fluxo livre. Comprar um filtro desse tipo que seja compatível com seu carro também é uma boa ideia e acarreta um ligeiro ganho de potência. Não é uma mudança muito grande, mas é uma boa maneira de se garantir o melhor desempenho possível.
    • Abra o capô, encontre o compartimento do filtro de ar e remova-o. Retire os grampos ou os parafusos, cuidando para que nenhum contaminante entre no compartimento do filtro. Retire o filtro velho e descarte-o. Limpe o interior da caixa com um pano úmido e coloque o filtro novo de fluxo livre.
    • Preste atenção, pois vários filtros de reposição presentes no mercado fazem o óleo entrar no bocal de entrada e deixam passar uma quantidade maior de partículas presentes no ar, que acabam indo para o motor e os filtros de óleo, principalmente se a manutenção não for adequada. O óleo do filtro poderá danificar ou destruir o sensor de fluxo de massa de ar (FMA) se o automóvel possuir tal equipamento. Em motores com indução forçada, o ganho marginal em fluxo de ar acarretado por esse filtro é geralmente tornado ineficaz pelo turbo, que fornece o ar necessário independentemente do filtro usado e aumenta enormemente a solidez do sistema ao não permitir que óleo e pó entrem no bocal de entrada e no FMA.
  5. 5
    Procure conhecer as alternativas de turbocompressores e de supercompressores. A instalação de um supercompressor em um motor de bloco grande ou a colocação de um turbocompressor em um de bloco menor envolve basicamente a remontagem completa do motor e a troca dos componentes de resistência a impactos por outros mais adaptados. Tudo isso custa muito dinheiro. É um projeto e tanto, mas é a maneira de se aumentar a potência do veículo que apresenta o melhor custo-benefício[1]. Se você realmente quiser instalar um supercompressor em seu carro, analise os seguintes tipos:
    • Os Supercompressores de Root são o tipo mais antigo de supercompressores e, geralmente, também o mais barato. Os supercompressores de root são bastante populares em carros de corrida. Eles fazem passar uma quantidade de ar enorme no tubo coletor, dando assim intensos "lampejos" de energia.
    • Os supercompressores "de parafuso" puxam o ar através de lóbulos, deixando-o preso no compartimento do rotor. Em seguida, o ar é comprimido em um dispositivo de afilamento cônico. Esses supercompressores podem ser muito barulhentos e, por conseguinte, proibidos em algumas regiões.
    • Os supercompressores centrífugos utilizam um impulsor mecanizado que empurra o ar em alta pressão para dentro de um compressor, alcançando facilmente uma rotação superior a 60.000 RPMs, sendo assim o supercompressor mais eficiente para o seu veículo.

2
Trocando a BIOS ou o firmware do computador do carro

  1. 1
    Use um programador para melhorar o rendimento de um motor com turbocompressor. Esses equipamentos reprogramam o computador do veículo, fazendo um "flashing". Isso permite conferir mais potência, torque e, por vezes, uma maior economia de combustível. O ganho de potência é um tanto baixo em motores aspirados, mas nos que têm supercompressores ele poderá ser enorme.
    • Algumas oficinas fornecem esse serviço de "flashing", permitindo que você economize bastante dinheiro em um que as pessoas não fazem com muita frequência por conta própria. Se isso despertar seu interesse, converse com algum mecânico de sua confiança.[2]
  2. 2
    Use um módulo de potência para turbinar o computador de um motor com supercompressor. Módulos de reposição podem ser usados de maneira semelhante, rendendo por vezes 30 cavalos-vapor a mais se forem instalados de maneira apropriada.
    • Para instalar, consulte o manual do veículo e um guia da Chilton ou da Haynes para ver como obter acesso ao computador do carro. Em seguida, desconecte o cabo do polo negativo da bateria e remova o chicote elétrico do computador.
    • Insira um módulo de potência de reposição. Insira-o entre o chicote elétrico e o computador. Reconecte então o cabo do polo negativo da bateria.
  3. 3
    Avalie os prós e os contras. A vantagem do "flashing" é que ele é ótimo e eficiente para aumentar a potência, o que resulta em uma possante automoção. A desvantagem é o fato dele ser caro e precisar de um motor que já tenha supercompressor (algo dispendioso por si só), além de geralmente invalidar qualquer garantia que o veículo possa ter. Saiba que se você completar o procedimento, estará agindo por sua própria conta e risco.

Dicas

  • Faça parte de um fórum online sobre veículos que seja voltado especialmente para a marca ou o modelo de seu carro. Descubra com outras pessoas o que dá certo e o que não dá certo para saber como não desperdiçar tempo e dinheiro e nem danificar seu veículo.
  • Clubes de carros modificados podem ser uma ótima maneira de conseguir descontos para comprar peças para o seu veículo.
  • Ao testar o seu carro depois da troca, leve-o, se possível, a uma pista de corrida segura que fica em uma propriedade particular. O teste em pistas de corrida não é apenas mais seguro, mas também dá uma noção do quão rápido seu carro realmente está e, ao percorrer o percurso repetidas vezes, é possível fazer comparações para ter uma noção da melhora real do desempenho.
  • Muitos carros modernos apresentam caixas de ar cujos bocais de entrada têm tubos de ar colocados em pontos de alta pressão localizados na parte da frente do veículo. Eles servem para admitir a entrada de um ar do ambiente que esteja mais frio. Caso você opte por instalar um bocal de entrada de ar frio, deve-se prestar atenção à configuração atual. Além disso, deve-se saber que um bocal de ar frio montado em um lugar baixo têm grandes chances de puxar água quando o tempo estiver chuvoso, o que causa travamentos e grandes danos ao motor.

Avisos

  • Consulte a agência licenciadora do lugar em que você mora para saber mais sobre os regulamentos referentes à emissão de gases. Algumas peças de reposição do motor de seu carro e o escapamento podem fazer com que seu veículo não fique de acordo com elas ou até mesmo violar leis federais que regem a emissão de gases.
  • Em alguns lugares é necessário que cada peça de reposição que aumenta a potência seja devidamente certificada para o uso em veículos de passeio. Se as suas peças não tiverem o selo, seu carro poderá ser apreendido.


Comentários